quinta-feira, 19 de abril de 2012

CONCURSO: Studio Fátima Toledo promove o CONCURSO "Melhor Cena"


Comunidade ARTISTAS indica:

CONCURSO “MELHOR CENA” na comemoração de aniversário de 22 anos.




Em abril de 2012 o Studio Fátima Toledo celebra seu aniversário de 22 anos com a  realização de seu primeiro concurso Melhor Cena. Serão ofertadas 3 bolsas de estudo para cursos diferentes. Os prêmios serão oferecidos às 3 melhores cenas que apresentem as atuações mais verdadeiras. Poderão participar atores com ou sem experiência.  


 

Os vencedores ganharão uma bolsa integral dos seguintes treinamentos:

Para o primeiro lugar uma bolsa para o treinamento Livre.
Para o Segundo lugar uma bolsa para treinamento Intensivo.
Para o terceiro lugar uma bolsa para treinamento Imersão.

A Promoção ocorrerá no período de 18/4 a 24/6 de 2012. 
O nome dos ganhadores será divulgado no dia 04/7/2012.
Pré requisito: Ter mais de 18 anos.

OBJETIVO
A premiação organizada pelo Studio Fátima Toledo, tem por objetivo mostrar a importância de estar bem preparado. É um espaço totalmente dedicado a arte da interpretação e a revelação da sua verdade em cena, sendo também uma forma de divulgar o trabalho do ator.

COMO PARTICIPAR
1. Os interessados deverão postar cenas no site de relacionamento facebook Studio Fátima Toledo ou encaminhar o link ou o vídeo no email info@studiofatimatoledo.com.br.  Serão aceitos pequenos trechos de curtas, web séries, e monólogos de videobooks que não sejam de produtos audiovisuais lançados no mercado.  Não exigimos alto nível de qualidade técnica na captação de som e imagem.  Na análise classificatória, será analisado o teor da interpretação.

2. O concurso é aberto ao público e o participante poderá postar a cena uma única vez.  A duração da cena não deve ultrapassar 3 minutos, correndo o risco de desclassificação em caso de descumprimento das normas deste regulamento.

3. Os vencedores terão que se matricular na primeira turma aberta pelo Studio após o anuncio do nome dos premiados, caso o aluno não se matricule na data estipulada sua bolsa expira, ou seja, perde a validade.

4. Alunos e ex-alunos poderão participar, lembrando que não serão aceitas cenas produzidas pelo próprio Studio.

5. O prêmio é intransferível, não podendo ser utilizado por outra pessoa a não ser pelo próprio ator ganhador.

FORMA DE SELEÇÃO
1. Os trabalhos serão avaliados pelos preparadores do Método que julgarão as 3 (três) melhores cenas.
2. O resultado será divulgando no espaço Vitrine no site www.studiofatimatoledo.com.br , no dia 04/07/2012.
3.  Os ganhadores deverão entrar em contato com a equipe através do e-mail info@studiofatimatoledo.com.br ou pelo telefone 11-5081-6633 para agendamento das turmas.

PRÊMIOS
1º  Lugar – Treinamento Livre
Neste curso os exercícios são individualizados de acordo com as necessidades de cada um. O aluno vivencia o processo de preparação, passa pelo levantamento e gravação de pequenas situações improvisadas e conclui com a realização de uma cena roteirizada, totalizando 4 cenas. Todas as gravações são analisadas e comentadas em aula pelo preparador.
Duração: 3 meses, 22 aulas, 66 horas.

2º Lugar – Treinamento Intensivo
Aqui, o aluno vivencia uma introdução ao Método e, ao final, grava uma cena que será analisada pelo preparador. Assim, ele obtém uma devolutiva com considerações a respeito das suas principais características.
Duração: 2 semanas, 10 aulas, 30 horas.

3º Lugar – Treinamento Imersão
Introdução ao Método através de um mergulho de 2 dias. São 7 horas por dia focadas em exercícios práticos baseados em meditação e sensibilização que formam a estrutura central do Método.
Duração: 2 dias (sábado e domingo), 2 aulas, 48 horas.

FÁTIMA TOLEDO


carreira de Fátima Toledo como Preparadora de Elenco tem início com o aclamado “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, de Hector Babenco. O longa metragem de 1981 é o começo de uma história que se define a cada novo trabalho que ela realiza. O sucesso obtido na preparação do elenco juvenil garante a Fátima a preparação de “Brincando nos Campos do Senhor”, do mesmo diretor, no qual trabalha com Stênio Garcia, Tom Berenger e um elenco de não-atores.
O pioneirismo e a força do método dão origem a uma série de trabalhos extremamente importantes como: “Medicine Man”, de John Mctierman com produção executiva de Sean Connery, na preparação do elenco indígena; “Hans Staden”, que lhe garante o Prêmio Especial do juri pela preparação, no Festival de Recife em 2.000; “Central do Brasil”, “Cidade de Deus”, “Cidade Baixa”, “Céu de Suely”, “Casa de Alice”, “Mutum”, “Tropa de Elite”, “Linha de Passe”, entre outras dezenas de filmes.
Nada melhor para definir Fátima Toledo do que os depoimentos daqueles com quem ela trabalhou:
Depoimentos:
Fernando Meirelles, diretor de “Cidade de Deus”
“Em ‘Cidade de Deus’ Fátima trabalhou por três semanas com os personagens principais, sobretudo nas cenas dramáticas. Ela veio para arrancar de cada um deles o máximo de emoção possível, sempre com aquela intensidade típica da Fátima”.
Walter Salles, diretor de “Central do Brasil” e “Linha de Passe”
“Um elenco trabalhado por Fátima adquire uma densidade rara. Nenhum ator mente. Todos passam a habitar seus personagens de forma visceral. Ela potencializa o que está no papel. Basta ver os filmes e atores premiados nos últimos anos no Brasil. Fátima está quase sempre por trás deles”.
Hector Babenco, diretor de “Pixote”
“Fátima impõe um modelo de atuação que é a marca dela, e no qual o diretor, vampirescamente, absorve os resultados. Ela injeta autoconfiança nos não-atores. No “Pixote”, isso foi importante para que os meninos se relacionassem de igual para igual com a gente”.


Karin Ainouz, diretor de “Céu de Suely”
“A Fátima nos dá atores à flor da pele. Quando se está à flor da pele é mais fácil ficar alegre, ficar triste. A pessoa fica disponível, grita e chora mais facilmente”.
Hugo Giorgetti, diretor de “Boleiros” e “Sábado”
“Ela resolve problemas específicos de um filme. Se a chamam para filmes brutais, o problema da violência não é dela, é do filme. Mas, num país em que todo mundo é chamado de ‘brother’ e ‘meu amor’, a seriedade dela, no trabalho, pode causar estranheza”.
Sandra Kogut, diretora de “Mutum”
“O que me atraiu no Método da Fátima foi o fato de ser um trabalho muito físico, sem análise ou psicologia. Ela tem uma intuição aguçada, busca nas pessoas o que elas têm de mais profundo”.

2 comentários:

  1. Boa noite a todos.
    Sou Ator de BH e lembro me que Fátima Toledo esteve aqui na Capital meses atrás para nos repassar um pouco mais do seu pontencialissímo conhecimento na área da Dramaturgia. Infelizmente não tive acesso aos seus ensinamentos por motivos vários mas,a partir dessa sua vinda a Belo Horizonte,comecei a ficar mais entusiasmado em saber como ter acesso a esse canal com esta grande profissional a qual almejo fazer um curso em seu estúdio,pois isso para mim particularmente seria um momento de glória.
    Valter Vieira - Ator de Belo Horizonte / MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valter,
      Realmente a Fátima Toledo é maravilhosa! Então não perca a oportunidade, participe!
      Boa sorte!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.