domingo, 12 de agosto de 2012

EVENTO: 18º Rio Internacional Cello Encounter (Música e Dança) - GRATUITO - RJ



18º Rio Internacional Cello Encounter
6º Cello Dance

08 a 19 de Agosto
Entrada Franca

O Rio International Cello Encounter completa 18 anos em 2012. Para celebrar sua maioridade, o festival reunirá grandes nomes da música e da dança mundial, com atrações variadas, dando liberdade para os amantes da boa música montarem sua própria programação. Serão mais de 40 concertos, workshops e master classes, realizados entre os dias 8 e 19 de agosto. Todas as atividades são gratuitas e serão espalhadas em diversos pontos da capital carioca, além de Búzios, Barra Mansa e Volta Redonda, todos no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, a abertura do evento, conhecido como Rio Cello, ficará por conta do Cello Dance, em apresentações que unem dança e violoncelo, em diversos estilos musicais. Em sua 6ª edição, os espetáculos acontecem de 8 a 12 agosto, na Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues, no Centro da capital carioca.

Mantendo a excelência e a versatilidade do festival, que atinge todas as idades, neste ano, o encontro internacional de violoncelos e o Cello Dance vêm ganhando força a cada edição e prometem, mais uma vez, ser uma grande celebração da diversidade artística entre os povos.

O Rio Cello homenageará os brasileiros Luiz Gonzaga e Pixinguinha, o escritor inglês Charles Dickens, além dos compositores argentino Astor Piazzolla e do francês Debussy. Outro destaque do festival é o bandoneonista argentino Tito Cartechini, que completa 60 anos de carreira em 2012. Para comemorar, o instrumentista irá apresentar algumas obras inéditas de Piazzolla. Vale ressaltar que, além do violoncelo, o evento reúne virtuoses dos mais variados instrumentos.

As atividades acontecerão no Parque Lage, na Igreja da Candelária, no Conservatório Brasileiro de Música e no Teatro Municipal Carlos Gomes, entre tantos outros lugares. Localidades como a Vila Olímpica da Maré também serão contempladas, com o objetivo de integrar socialmente a cidade e a população, utilizando o violoncelo como personagem principal. Desde sua primeira edição, realizada em 1994, o Rio Cello já promoveu mais de 500 concertos e 300 horas de workshops, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos para um público estimado de 200 mil pessoas. O evento foi contemplado com o Prêmio Procultura Festivais e Mostras de Música e Programa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança da Caixa.

+ 18º Rio Cello

A programação do festival, entre os dias 08 e 19 de agosto, conta com nomes de reconhecimento internacional, como o violoncelista canadense Pierre Michaud, que costuma surpreender com apresentações interativas; a soprano norte-americana Marta Herr; o London Music Club, formação musical mais tradicional do Rio Internacional Cello Encounter; o renomado violinista cipriota Haroutune Bedelian; o pianista norte-americano Gerald Robbins; o saxofonista argentino Blas Rivera; o violoncelista armeno Armen Ksajikian; o violinista e regente chileno Alvaro Gomez; a violinista letã Routa Kroumovitch; a violoncelista italiana Tilly Cernitori; o violoncelista chinês Xian Zhuo; o músico, compositor, produtor, arranjador e violonista argentino Andres Mariano Ortega; e a violoncelista sérvia Karmen Rencar.



Confira a programação. Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.