terça-feira, 14 de agosto de 2012

OFICINAS: CICLO EDGAR ALLAN POE - OFICINAS DE ARTES INTEGRADAS - GRATUITO - RJ


Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)

CICLO EDGAR ALLAN POE - OFICINAS DE ARTES INTEGRADAS (Gratuitas)
COMPANHIA NOVA DE TEATRO



Este ciclo visa à formação de um núcleo de pesquisa de interessados pela obra do autor e servirá como preparação para um novo espetáculo da Companhia Nova de Teatro, que será construído a partir do compartilhamento deste processo criativo, que visa à criação de uma obra site-specific, dialogando com a arquitetura e história do “Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho-Castelinho do Flamengo”, ícone arquitetônico na cidade do Rio de Janeiro. 
Este projeto tem caráter formativo/prático, propondo um mergulho no processo criativo do espetáculo e obras de Allan Poe, abordando diversos aspectos estudados pelos artistas envolvidos em toda estrutura de comunicação cênica, buscando adaptar a potencialidade teatral contidas em sua obra literária.

Serão oferecidas oficinas de teatro performativo, figurinos e caracterização e workshops de música e vídeo, previstos para ocorrer ao longo de 03 meses.

O desenvolvimento de um ciclo de oficinas e workshops com base nos contos e poemas de Edgar Alan Poe tem o intuito de revisitá-lo, celebrá-lo e reafirmá-lo como um autor que trata de questões filosóficas ligadas intimamente à nossa época, discutindo as transformações do homem contemporâneo em uma perspectiva simbólica.

1-OFICINA: “TEATRO PERFORMATIVO NA OBRA DE EDGAR ALLAN POE”
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Lenerson Polonini).
Público: atores, bailarinos, performers e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.
Carga horária: 02 horas por encontro.
Dias e horários: Terças e quintas-feiras das 19  às  21hs.
Período: agosto, setembro e outubro de 2012.
Inicio: 23 de agosto.

O workshop tem como ponto de partida o processo de montagem cênica sob a ótica do Teatro
Performativo e Visual desenvolvido pela da Companhia Nova de Teatro, absorvendo procedimentos artísticos diversos, buscando nas imagens contidas nas obras de POE, as potencialidades para criação de cenas e performances autorais.

*Lenerson Polonini , é fundador da Companhia Nova de Teatro e vem desenvolvendo pesquisas sobre teatro visual, multimídia e performativo. Dirigiu obras dedicadas a autores como Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Wilhelm Reich, dentre outros. Como curador, desenvolveu os projetos “Samuel Beckett - 100 anos” e “Ciclo Heiner Müller”. Recentemente, fez a direção artística da peça “Caminos Invisibles...La Partida”, espetáculo sobre povos andinos na metrópole, ficando em cartaz no CCSP, e A Cripta de Poe, ficando em cartaz no Rio de Janeiro e São Paulo.

2-OFICINA DE FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Carina Casuscelli).
Público alvo: estudantes de artes cênicas, moda, artistas visuais e atores.
Seleção: carta de intenção e mini curriculum. 20 vagas.
Carga horária: 02 horas por encontro.
Dias e horários: Terças e quintas-feiras das 19  às  21hs.
Período: de setembro á outubro de 2012.
Inicio: 04 de setembro.

A oficina tem como objetivo desenvolver um processo criativo com os participantes na
elaboração de elementos de caracterização - maquiagem e figurino -, tendo como foco a
pesquisa de materiais e imagens. O espetáculo multimídia A Cripta de Poe, da Companhia Nova de Teatro, será tomado como referência imagética o desenvolvimento do trabalho.

*Carina Casuscelli é graduada em Negócios da Moda e Artes Cênicas, diretora, produtora e
figurinista. Desenvolve projetos híbridos de vídeo, moda, teatro e dança com pessoas com e sem deficiência. Idealizadora da grife “A Moda esta em baixa pela Democracia dos corpos”,recebeu diversos prêmios como o de melhor videomaker de moda pela Casa de criadores Novos talentos da moda 2003 e “Sannio Film Festival” –Italia 1ºlugar em figurino máster 2010, entre outros. Co-fundadora da Companhia Nova de Teatro, onde atua como diretora, atriz e figurinista, tendo desenvolvido todos os trabalhos desde de 2001.

3-WORKSHOP DE FOTOGRAFIA E VÍDEO: DA ORIGEM À DESCONSTRUÇÃO 
Coordenação: Acauã Fonseca e Alexandre Ferraz..
Público alvo: estudantes de artes cênicas, artes visuais e interessados em geral.
Inscrição: a partir de setembro. Carga horaria: 12 horas. (realização na última semana de outubro em datas a definir).
Seleção:Carta de intenção acompanhada de mini curriculum. 20 vagas.

Neste workshop será apresentada a história do cinema a partir da fotografia, a desconstrução do movimento a partir da análise de Muybridge, tecendo o linear entre a fotografia e o vídeo, propostos em exercícios de stop-motion e a recriação do vídeo pela foto sequência. Através de fragmentos do texto e cenas a partir de Edgar Allan Poe, serão criadas situações imagéticas que exploram a fantasmagoria do autor, onde serão aplicadas técnicas como: longa exposição, light painting e stop motion, recriando a atmosfera do autor e buscando a imagem imprevisível mesclando movimento e luzes marginais.

*Acauã Fonseca é fotógrafo e videomaker, sócio da produtora de vídeo 3 Studio(SP), trabalhando com publicidade e em projetos autorais. Formado em publicidade e pós-graduado em Criação de Imagem e Sons. Estudou fotografia com Gal Oppido, Klaus Mitteldorf e Cinematografia Digital com Carlos Ebert, dentre outros. Desde 2008, colabora com a Cia. Nova de Teatro, realizando registros das produções.

* Alexandre Ferraz é artista visual e videomaker, sócio da Forasteiro Filmes, trabalhando com cinema, TV e pesquisa em audiovisual. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Belas Artes. Estudou História e Filosofia pela PUC-SP, Cenografia e Figurino com JC Serroni. Desde 2004 atua como artista-pesquisador em áreas como Cinema, Teatro, TV, Novas mídias e Linguagem. Colabora com o grupo de pesquisa em linguagem Riverão e com a CIA Nova de Teatro além de outros grupos e coletivos.

4- WORKSHOP DE TRILHA SONORA
Coordenação: Wilson Sukorski.
Público alvo: músicos, cantores, estudantes de música, atores e performers.

Inscrição: a partir de setembro. (Realização na última semana de outubro em datas a definir).
Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.
Carga horaria: 09 horas, 03 horas por encontro.

O objetivo do workshop é a demonstração e implementação dos elementos necessários para a criação da trilha sonora do espetáculo inspirado em contos de Allan Poe”.A trilha sonoro / musical, assim como aspectos do design sonoro : colocação dos microfones, tipos e quantidades de sonofletores, equipamento de áudio necessário, operação via programas de computador (Live), entre outros, serão abordados durante o processo.

Wilson Sukorski é compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rá dio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. – Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil e no exterior. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio arte, arte urbana, arte e novas mídias. É colaborador da Companhia Nova de Teatro desde 2005, tendo composto músicas para diversos espetáculos do grupo.

SERVIÇO
Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo
Praia do Flamengo, 158 - Flamengo – Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2205-0655 .
E-mail:cianovadeteatro@yahoo.com
Facebook: Cia Nova de Teatro
Inscrições: por e-mail e no próprio local, acompanhado de curriculum sucinto e carta de intenção, das 10:00 as 17:30hs, de terça à sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.