terça-feira, 14 de maio de 2013

EXPOSIÇÃO: Exposição Brasil e Alemanha Culturas Conectadas + Workshops - GRATUITO - SP


Workshops

1) Experiência imersiva: criação artística em fachadas multimídia
Ministrado por todos os artistas participantes e as curadoras do projeto
Sala de ensaios do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
16 de maio | Quinta | das 18h às 22h

Carga horária: 4 horas
Vagas: 25 participantes
Requisito: domínio da língua inglesa

Em formato de mesa redonda os artistas, curadores e o público vão debater sobre diversas abordagens e modos de criação em telas urbanas multimídia. O público é convidado a experimentar distintos recursos de interatividade e participar de uma visita guiada pelos artistas nos bastidores da Galeria Digital.


Bloco I
Breve introdução da mostra "Brasil-Alemanha: Culturas conectadas" pelos curadores e apresentação da fachada da mídia como uma plataforma para a interação e participação, sobre:

Posições e abordagens artísticas dos artistas Pfadfinderei + The Consitute e Super Uber (ambos os artistas possuem uma abordagem artística semelhante, mas obviamente possuem duas interpretações interculturais, o que torna a trajetória de cada grupo interessante);


Artistas e curadores da Mostra Brasil-Alemanha ministram workshop nesta quinta-feira (16/05), das 18h às 22h, na sala de ensaios do Centro Cultural Fiesp São Paulo – Ruth Cardoso. 

Bloco II
A fachada da mídia como uma escultura viva, marco visionário arquitetônico do ambiente:

Posições artísticas e abordagens de Rachel Rosalen e Mader Stublic Wiermann (artistas com vasta experiência em multimídia baseados em princípios da arquitetura contemporânea, com abordagem artística semelhante, contudo, interpretações interculturais distintas);
Perguntas dos artistas aos participantes e vice-versa, comentários e outros exemplos.
Visita guiada mostrando o sistema de hardware da Galeria Digital.


2) Cidades Informacionais e Media Facades
Ministrado pela artista Rachel Rosalen
Espaço Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
3 e 4 de junho | segunda e terça | das 15h às 18h

Carga horária: 6 horas
Vagas: 15 participantes
Requisito: conhecimentos básicos de informática, softwares gráficos como CS5, de edição de vídeo como Final Cut e Processing.

O workshop aborda as fachadas como interfaces em cidades informacionais contemporâneas. Tais fachadas amplificam a ideia da arquitetura e da cidade como mídia, transformando o exterior dos edifícios em interfaces entre o que ocorre nos interiores e as situações urbanas circundantes.

A cidade transformou-se em um espaço fragmentado e potencialmente econômico, ativado pela tecnologia através de visualizações efêmeras, transitórias, descontínuas, imanentes geradas por dispositivos eletrônicos.

Como um estudo de caso, será abordada a situação urbana específica do SESI-SP e da Galeria de Arte Digital a partir de sua localização e arquitetura. Como resultado desta reflexão serão construídas algumas visualizações coletivas propostas para intervenções urbanas no local, utilizando a estrutura da Galeria Digital.

1º sessão
Apresentação dos conceitos por meio de exemplos;
Discussão de propostas para intervenções urbanas

2º sessão
Criação de roteiro do projeto coletivo entre os participantes;
Desenvolvimento do conteúdo e transmissão do conteúdo na plataforma de LED.

Venha debater com essas feras as diversas abordagens e modos de criação em telas urbanas multimídia.
Inscrições pelo tel (11) 3146-7383.


Exposição Brasil e Alemanha Culturas Conectadas

Curadoria de Marília Pasculli, da Verve Cultural/Brasil, e Susa Pop, do Public Art Lab/Alemanha, com apoio culturaldo Goethe Institut




Em tempos de comunicação digital e cidades inteligentes, o potencial expressivo do espaço público está sendo reinventado em múltiplas facetas. A Mostra Brasil Alemanha: culturas conectadas — da Galeria de Arte Digital SESI-SP comemora o programa de cooperação internacional Ano Alemanha + Brasil 2013-2014. As obras criadas especialmente para essa mostra são de artistas brasileiros e alemães. O trabalho seguiu uma diretriz: o uso de fachadas digitais de mídia, grandes telas e projeções mapeadas, agindo de forma a conectar o visitante com o universo virtual, além de incentivar os habitantes da cidade de forma ativa a, conjuntamente, moldar o espaço urbano, promovendo a troca cultural direta entre os habitantes de diferentes cidades.

Conheça a Programação. Clique AQUI.

SERVIÇO:
Exposição Brasil e Alemanha Culturas Conectadas
Galeria de Arte Digital SESI-SP
de 15 de maio a 9 de junho
20:00h - 22:00h, obras interativas (a cada 20 minutos)
22:00h - 06h00h, obras visuais (video loop)
na fachada do edifício-sede FIESP/SESI-SP
L — Livre para todos os públicos

Curta: https://www.facebook.com/Sesisp.cultura

Curta e Compartilhe:
https://www.facebook.com/ComunidadeARTISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.