terça-feira, 30 de julho de 2013

¿Encontraría? - Projeto Criativo de Design Gráfico brinca com o mundo dos livros

Sobre o Projeto

¿Encontraría? é uma interpretação pessoal do livro Rayuela, de Julio Cortázar, na forma de um livro objeto, permitindo diversas combinações de seu conteúdo, além de ordens de leitura indefinidas, acentuando características já presentes em Rayuela e oferecendo uma abordagem pessoal e diferenciada ao leitor. A ideia é passear pela leitura se perdendo e se movimentando pelas composições, em uma busca infinita que acentua o papel do leitor enquanto agente ativo, capaz de realizar novas associações.
Páginas e composições visuais presentes no livro. As composições visuais refletem os simbolismos presentes na obra original, e funcionam em alguns casos como marco na conexão de uma célula para outra, permitindo ao leitor passear livremente pelas páginas de maneiras indefinidas. A última imagem mostra o livro totalmente aberto. Neste trabalho, o conteúdo de Rayuela foi dividido em três células principais de acordo com o conteúdo original, que podem ser visualizadas e manuseadas ao mesmo tempo.
Porque, se apoderando da complexa obra original, quebra os fluxos temporais e sequenciais de Rayuela de forma a permitir leituras infinitas. Isto é feito a partir do projeto gráfico e não somente do conteúdo escrito, tornando possível leituras novas a cada vez que se abre o livro-objeto. Mais do que isso, através do design gráfico acentua-se o papel do leitor enquanto agente e não somente receptor, e cria-se novas possibilidades de absorção e manipulação do conteúdo.
As composições visuais refletem os simbolismos presentes na obra original, e funcionam como marcos na conexão entre uma célula e outra, permitindo ao leitor passear livremente pelas páginas e criar associações entre elas. Foi utilizada somente a cor preta na maior parte das composições, com a cor roxa aparecendo em alguns pontos, simbolizando a personagem Maga. Este projeto foi desenvolvido para a diplomação em Desenho Industrial, habilitação em Programação Visual, pela UnB em dezembro de 2011.
Autora: Thais Erre Felix

Curta e Compartilhe:
https://www.facebook.com/ComunidadeARTISTAS
Siga no Twitter: @Comu_ARTISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.