segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DANÇA: A Roda dos Brincantes Festeiros - Danças Brasileiras - GRATUITO - RJ


Brincante é aquele que dança, canta e toca. Vive a brincadeira como matéria prima. A roda é o espaço da brincadeira, é o círculo onde o coletivo cria a sua individualidade.

A oficina oferece uma vivência corporal e rítmica, integrando consciência corporal a dinâmicas de improviso, a partir do intercâmbio entre técnicas contemporâneas e folguedos brasileiros, com jogos em roda e cordão.

Foco nas danças e histórias de festas da cultura popular brasileira, misturando dança, ritmo e canto, criando ferramentas para material de pesquisa e criação de personagens, através da corporeidade presente nessas danças.

No final da oficina haverá uma confraternização com o grupo Reconca Rio, com uma roda de samba.


A PROFESSORA:
Juliana Manhães é mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela UNIRIO. Atriz-performer, bailarina, coreógrafa, educadora e brincante. Pesquisa gestualidades de performances tradicionais, como o bumba-meu-boi do Maranhão e danças de umbigada afro-brasileira (lundu, tambor de crioula, samba de roda, coco e jongo) buscando uma leitura contemporânea, através de misturas de sonoridades e corporalidades. Atua nos espetáculos “Divino Emaranhado” e “Umbigar” vinculado à pesquisa teórico-prática de doutorado relacionado a danças do Brasil e de Moçambique e suas relações com o corpo. Coordena as oficinas “A Roda dos Brincantes Festeiros” e “Processos de criação: entre o tradicional e o contemporâneo”.

Acesse: http://www.questaodecritica.com.br/

SERVIÇO:
A Roda dos Brincantes Festeriros - Danças Brasileiras
Data: 5 de outubro
Horário: 9h às 12h (sala branca)
Vagas: 20
Público Alvo: Atores, dançarinos e arte-educadores
Inscrições: Enviar e-mail para oficinasfitu@gmail.com com assunto "Oficina Juliana Manhães - inscrição" contendo currículo, carta de intenção e número de matrícula, no caso de alunos da UNIRIO, até dia 30 de setembro.

Acesse: www.comunidadeartistas.com.br
Curta: facebook.com/ComunidadeARTISTAS
Siga no Instagram: @comunidadeartistas
Siga no Twitter: @Comu_ARTISTAS
Inscreva-se:http://www.youtube.com/user/ComunidadeARTISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.