quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CULTURA: Circuito Cultura Viva na Copa do Mundo Com inscrições abertas


Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições para a participação dos Pontos e Pontões de Cultura nas atividades culturais da Copa do Mundo de 2014. Os interessados em participar do Concurso Cultura 2014 podem se inscrever no Sistema Salic Web, disponível no sítio eletrônico do Ministério da Cultura (MinC) <www.cultura.gov.br>. O concurso está oferecendo até R$ 200 mil para custear as atividades de cada Circuito Cultura Viva que serão realizados nas 12 cidades sedes do Mundial de Futebol.

Os circuitos são mostras da diversidade das expressões culturais brasileiras contempladas pelas ações do Programa Cultura Viva, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC). A participação nesta modalidade do edital é exclusiva para integrantes do Programa Cultura Viva, que poderão incluir em seus projetos artistas, grupos culturais, entidades, coletivos e instituições culturais da comunidade.

O Concurso Cultura 2014 vai selecionar no mínimo 12 trabalhos artístico-culturais para a formação dos Circuitos Cultura Viva. Cada circuito deverá contar com no mínimo quatro equipamentos culturais urbanos (teatros, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura, entre outros) que desenvolvam uma programação voltada às linhas de atuação do Programa Cultura Viva.

São exemplos destas ações a Mostra Cultura Viva – exposição temática sobre a promoção de práticas que valorizem e respeitem os direitos humanos – com foco na difusão da cultura de paz e dos direitos individuais e sociais do cidadão, além da valorização da diversidade ética e cultural brasileira, da valorização e convivência social solidária, e do respeito ao meio ambiente e a superação de preconceitos.

Estão incluidas, também, as atividades de formação como os seminários, oficinas, intercâmbios culturais entre os integrantes do circuito, residências artísticas, dentre outras. Além das atividades de difusão da produção cultural dos Pontos de Cultura e demais entidades que participem das ações do circuito (apresentações, mostras audiovisuais e de artes plásticas, performances, instalações, intervenções urbanas e cortejos) e atividades de promoção da cidadania cultural tais como: a elaboração de roteiros de visitação a espaços culturais e Pontos de Cultura e a inclusão de comunidades, artistas e grupos culturais na programação.

Os Circuitos Cultura Viva terão tempo de duração mínima de 15 dias de atividades ininterruptas e o edital vai selecionar pelo menos uma proposta por cidade-sede da Copa do Mundo de 2014. Cada circuito deverá contar com a participação de no mínimo seis projetos do Programa Cultura Viva.

INSCREVA-SE: AQUI.

Acesse: www.comunidadeartistas.com.br
Curta: facebook.com/ComunidadeARTISTAS
Siga no Instagram: @comunidadeartistas
Siga no Twitter: @Comu_ARTISTAS
Inscreva-se: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.