sábado, 19 de outubro de 2013

TEATRO: Atrizes Fernanda Vizeu e Ariane Oliveira, estudantes de Teatro da Escola Martins Pena, improvisam ‘jantar’ em meio a protesto - RJ


Duas estudantes de teatro promoveram uma manifestação inusitada, na noite desta terça-feira, na Cinelândia, no Centro do Rio. Cercadas por uma multidão, que corria por todos os lados das bombas de gás lacrimogêneo lançadas por policiais militares, durante um protesto, elas decidiram improvisar um “jantar”, como se estivessem em casa - com direito a mesa, comida e televisão -, em meio à praça carioca. A performance de Fernanda Vizeu e Ariane Oliveira de Souza chamou a atenção de quem passava pelo local e também nas redes sociais.

Um vídeo, que registra o momento, divulgado pelo cinegrafista amador Eduardo Fraga, em seu perfil no Facebook, faz sucesso entre os internautas e já registrou mais de 200 compartilhamentos e quase 60 comentários, em apenas 48 horas.

Nas imagens, as meninas aparecem jantando, enquanto assistem televisão, na praça. Logo, bombas de gás lacrimogêneo são lançadas próximo à elas. Há confusão e correria entre os que estão no local. Sem se importarem, elas colocam máscaras e continuam o “jantar”. As meninas atraem a atenção de curiosos, inclusive Black Blocs, que observam a cena intrigados.

– Eu e Ariane somos artistas, estudamos na Escola de Teatro Martins Pena e queríamos fazer algo que provocasse as pessoas, um manifesto diferente. Mas a gente não sabia direito que podia ser tão forte. Era só uma performance no meio da manifestação. Mas com essa repercussão toda, comecei a perceber que a performance não é nossa, é de todo mundo que está na rua – explica Fernanda.

A ação foi elogiada na internet. “Mega consciência de cidadania, compromisso com a liberdade de expressão artística. Orgulho de vocês. Parabéns, grupo!”, escreveu Monica Karl, sobre o vídeo, no Facebook. Uma foto do momento, feita por Byron Prujanfky, também conquistou os usuários da rede social, sendo compartilhada mais de mil e quinhentas vezes.


Fonte: Jornal Extra

Acesse: www.comunidadeartistas.com.br
Curta: facebook.com/ComunidadeARTISTAS
Siga no Instagram: @comunidadeartistas
Siga no Twitter: @Comu_ARTISTAS
Inscreva-se: http://www.youtube.com/user/ComunidadeARTISTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.