segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Para trabalhar como ator eu preciso ter Book e Videobook?



Por que eu preciso ter Book e Videobook para trabalhar como ator?

Quantas vezes já ouvimos essa pergunta?

Falam que é besteira ter fotos e vídeos profissionais e quando aparece uma boa oportunidade de trabalho (novela, filme, comercial ou uma peça de teatro) enviam fotos caseiras tiradas na cozinha, com uma iluminação praticamente inexistente e um vídeo feito com o celular, estilo inscrição para o BBB.

Professores, Médicos, Engenheiros, Chefes de Cozinha etc, assim como a maioria dos atores, estudam por anos e investem em cursos de qualidade para trabalharem em suas áreas. Quando vão a uma entrevista se preocupam com o currículo e colocam sua melhor roupa, aí começa a diferença... alguns atores acham simplesmente que serão descobertos no meio da rua, estilo conto de fadas, ou que algum produtor vai olhar o Facebook deles e se encantar com uma foto em que ele está de pijama com seu gatinho de estimação. Isso já aconteceu... pode ser, afinal o mundo é louco. Mas com a esmagadora maioria, não é assim.

Para trabalhar como ator na TV, no Cinema, em comerciais ou no teatro, além de estudar você precisa de um material profissional Book + Videobook. Com este material, o produtor de elenco ou diretor  poderá conhecer um pouco mais do seu talento e do seu potencial.

Book é pensado para vender o seu trabalho de ator, deve ter vários looks, uma figurinista na equipe, maquiagem profissional e direção fotográfica (principalmente para os mais tímidos ou aqueles que não gostam de tirar fotos). 

Videobook é um material de divulgação do seu trabalho de ator. Ele contém cenas do seus trabalhos relevantes realizados como ator ou, caso você não tenha experiência, monólogos / diálogos gravados. É preciso ficar atento quanto aos padrões exigidos pelas grandes emissoras e produtoras (HD - qualidade de cinema), se os textos são exclusivos (escritos para você), se possuem gráfico - com uma variedade de sentimentos e uma crescente - afinal textos planos e monocordes não vão mostrar o seu potencial e você será um forte candidato ao "troféu o cigano Igor" (não sabe quem é o cigano Igor? Joga do Google!).


Dois erros recorrentes
1) Pagar com uma mariola por um videobook e sair do local com um vídeo de péssima qualidade, texto copia e cola da internet que não tem nada a ver com o seu perfil e de brinde latidos de cachorro no fundo... 

2) Gastar "milhões" em um videobook somente porque o fulano da novela está dirigindo, achando que ele vai olhar pra sua cara e vai falar: "- Yes, baby! Quero você na minha novela" e receber o mesmo material ue você receberia se tivesse investido uma mariola. Dica: pesquise a qualidade do produto e veja se o valor é justo, se for tenha paciência junte uma grana e invista em um material que você tenha orgulho de divulgar.

Para que serve? Para enviar seu material por e-mail para testes, castings e seleções em geral você precisa de fotos profissionais e de links dos seu monólogos.

Iniciante ou não, o ideal é que você tenha um site para divulgar todo o seu material (fotos e vídeos), seu currículo e toda a sua trajetória artística.
Atenção o site precisa ser lido em computadores e principalmente em celulares, mas também precisa ser fácil de administrar a fim de que você mesmo possa inserir e editar o conteúdo sem a necessidade de contratar alguém para fazer isso por você.

Os produtores e diretores vão digitar o seu nome no Google encontrarão o seu site e um material profissional para analisar. O mercado artístico verá que você investiu em sua carreira e se sentirá convidado a investir em você também. Afinal, o primeiro a dar valor ao seu trabalho deve ser você.

(Alê Periard)


Quer uma dica? 

Acesse: AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.