domingo, 28 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO: Vik Muniz expõe em galeria de Ipanem - RJ


A Galeria Nara Roesler recebe a primeira exposição individual de Vik Muniz no Rio desde 2009. “Album / Postcards from nowhere” está em cartaz de 10 de setembro a 11 de outubro, com entrada franca.
Nas obras, o artista trabalha com fragmentos de fotos e de cartões postais, respectivamente, para trazer à tona e subverter os mecanismos pelos quais as imagens são percebidas, quando decompostas nas suas várias camadas de compreensão: o detalhe, a totalidade e o imaginário de quem a vê.
Formadas por fotos em p&b e sépia retiradas de recordações de famílias, as imagens da série Album são elas mesmas enormes reproduções de cenas pessoais imortalizadas pela câmera. Tirar fotografias era, até pouco mais da metade do século 20, uma ação quase solene, reservada a ocasiões especiais, pelo preço e especificidade dos materiais utilizados. Dessa forma, apenas os momentos verdadeiramente memoráveis mereciam registro.
Com o barateamento do equipamento e o advento da tecnologia digital em sua reprodutibilidade infinita e instantânea, a fotografia hoje tornou-se corriqueira, perdendo a dimensão de solenidade e de intimidade. É isso que Munizproblematiza emAlbum, por meio da miríade de imagens que concorrem para formar a macrofoto.
Já em Postcards from Nowhere, Muniz se vale de fragmentos de cartões-postais para refazer paisagens icônicas. A própria técnica usada para fotografar essas “colagens” acrescenta volume aos recortes, com a projeção de uma iluminação que torna perceptíveis as sobreposições de suas pequenas partes. Isso cria a ilusão de que a fotografia em dimensão gigante é ainda um recorte e não uma reprodução. Mais uma camada que joga com a ideia de representação.

SERVIÇO:
Album / Postcards from nowhere
Galeria Nara Roesler
Rua Redentor, 241, Ipanema, Rio de Janeiro
Período: de 10/09 a 11/10
Dias e Horários: Segundas, Terças, Quintas e Sextas das 10:00 às 19:00 e Sábados das 11:00 às 15:00
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.